top of page

Há alguma relação entre Covid 19 e apneia do sono?

Foi dito no ano passado, quando a pandemia surgiu, que os grupos de risco para o desenvolvimento das complicações do Convid 19 eram pacientes obesos, com hipertensão arterial, diabetes melitus e doenças pulmonares como um todo. Vejam se faz sentido? Pacientes com Síndrome de Apneia do Sono, seja ela obstrutiva ou central, tem dificuldade de oxigenação nos pulmões durante o sono. É sabido também que há uma relação muito íntima entre Apneia do Sono e hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, diabetes melitus, entre outras doenças.

Ora, não é difícil fazer a associação entre àqueles que desenvolveram Covid 19, foram entubados e tiveram como desfecho o óbito. Além disso, muito se ouve falar dos pacientes que não apresentavam nenhuma "co-morbidade", ou seja, não estavam entre os grupos de risco citados anteriormente e acabaram tragicamente morrendo em função do Covid 19.

Daí vem uma pergunta que não quer calar. Esses pacientes que não apresentavam "nenhuma co-morbidade", portanto não eram dos grupos risco, tinham uma polissonografia afastando a possibilidade de Síndrome de Apneia do Sono?

Desse modo meus amigos, tirem suas próprias conclusões! Qual seria a relação entre apneia do sono e Covid 19?

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page